Sempre preocupados com a Natureza

Energias Renováveis

Painéis Solares Térmicos

Energia Solar Inesgotável






Soluções » Auto - Consumo

UPAC - Unidades de Produção Autoconsumo

UPAC – Unidades de produção de autoconsumo, consiste em produzir energia para injectar na instalação de consumo e sendo ligado à rede, vender o excedente da produção se o produtor o desejar.
A sua instalação deve respeitar que a potência instalada seja igual ou inferior à potência contratada na instalação de consumo.
Em ambiente empresarial/industrial, este tipo de sistema permite reduzir a dependência energética, dado que grande parte do consumo se faz durante o dia. Em média um sistema de autoconsumo directo, sem baterias, consegue reduzir o consumo energético entre 30 a 60%.
O retorno de investimento é calculado com base nos custos evitados com a aquisição de energia ao comercializador. Neste sistema, para além da energia que não necessita de comprar, pois estando a produzir, evitará o pagamento do IVA sobre essa energia e algumas taxas especiais sobre o consumo de eletricidade.


Kits Templarluz





UPP - Unidades de Pequena Produção

UPP – Unidades de pequena produção – sistemas fotovoltaicos, eólicos ou hídricos para venda total à rede (vem substituir as anteriores Miniproduções e Microproduções).
Trata-se de uma instalação de produção de eletricidade a partir de energias renováveis, baseada em uma só tecnologia de produção, com potência de ligação à rede até 250 kW.
Para a sua instalação, a potência de ligação da UPP terá de ser menor ou igual à potência contratada no contrato de fornecimento e até ao máximo de 250kW.
Os requisitos são:
A energia consumida na instalação de utilização da UPP seja igual ou superior a 50% da energia produzida pela respetiva unidade, sendo tomada por referência a relação entre a energia produzida e consumida no ano anterior, no caso de instalações em funcionamento há mais de um ano, e a relação entre a previsão anual de produção e de consumo de energia, para as instalações que tenham entrado em funcionamento há menos de um ano.
Nas UPP existem 3 cattegotias de regime remuneratório:
I - O produtor procede à instalação de uma UPP
II – Instalação de uma UPP à qual junta um local para carregamento de um veículo eléctrico com carregador certificado.
III- Junto à UPP, um sistema de colectores solares térmicos com área 2m2ou superior ou uma caldeira a biomassa.


Kits Templarluz